segunda-feira, 11 de abril de 2011

MEMÓRIAS de OUTRORA XVI


(Continuação)
Continuava cingido nestes pensamentos, quando o Inspetor se acercou de mim e sentando-se a meu lado, perguntou-me em voz baixa, apontando para o céu extraordinariamente estrelado.
- Sabe que constelação é aquela, com uma estrela mais brilhante quase a roçar a linha de horizonte?
Olhei na direção que o Inspetor apontava, distingui o grupo de estrelas de que me falava, mas não o identifiquei.
Ele apercebendo-se da minha ignorância, acrescentou.
- É o Cruzeiro do Sul. E è a sua estrela mais brilhante que nos indica o Sul. É-nos muito útil para nos orientarmos no caso de não possuirmos bússola.
Indiferente à nossa conversa que mantínhamos em surdina, o comandante Palacassa ressonava. Como era possível? Magicava eu para os meus botões, que com esta já era a terceira noite que não pregava olho.
Apesar de extremamente cansado não sentia sono, devido ao medo extremo que se tinha apoderado de mim.
No entanto a longa noite passou sem problemas e ao romper da madrugada, quando a linha de horizonte se começou a tingir de uma tonalidade de cor azul petróleo, presságio do dia bastante quente que se avizinhava, os Flechas acordaram da letargia que parecia os ter envolvido durante a escuridão nocturna e começaram a comer as suas rações de combate. Eu bebi a ultima lata de leite chocolatado, enquanto o Comandante Palacassa ordenava em surdina e por gestos que déssemos início à marcha.
(Continua)

10 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

POr razões que se prendem aos dias momentosos que estamos a viver, abandonei as minhas memórias. Sigo as suas, como se minhas fossem. Continue, pois eu o acompanho...

Anónimo disse...

Manuel,

Acompanhando mais essa etapa de sua trajetória ...


Bjo e uma Semana de Paz.

Carla Ceres disse...

Tudo bem, Manuel? Não disse que sempre aprendo com seu blog? Pois hoje aprendi a me orientar pelo Cruzeiro do Sul. Se quebrar o GPS, continuo sossegada. Abraço!

Ana Gaúcha _Professora disse...

Oi Manuel

BOA SEMANA!!!
__
"Ouve-me, ouve o meu silêncio.

O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa.
Capta essa outra coisa de que
na verdade falo porque eu mesma não posso."

Clarice Lispector

Edum@nes disse...

Há sempre uma estrela para nos iluminar o caminho a percorrer.
Embora, muitas das vezes, não lhes damos a importância devida.
Amigo vou seguindo suas memórias na esperança que tenham terminado em paz.
Um abraço
Eduardo

Evanir disse...

Olá amigo..
Lendo suas memórias e convidando você a comentar na postagem dos homenagiados de hoje .
Só deu Portugal beijos e beijos,Evanir.

www.aviagem1.blogspot.com

José disse...

Olá Manuel!
Desculpe lá eu fazer esta pergunta, você tem isso tudo na memória, ou ia escrevendo tudo o que se passava?
É porque eu grande parte do que se passou lá comigo já não me lembre, e tenho muita pena de não ter escrito tudo o que se passou comigo, dava bem para fazer um livro que eu estou pensando escrever, embora vá ficar incompleto...

Graça Pereira disse...

Lá fui eu ler para trás( fiquei preguiçosa com mais um ano...) para me pôr em dia...
Como é possível ressonar e dormir a sono solto, no meio de uma guerra???
Não me parece que estivesses muito interessado na "aula" de Geografia...estarias era mais atento a qualquer ruído estranho!!
Isso sim, era o mais normal!
beijo
Graça

manuel aldeias disse...

Amigo José, realmente passaram muitos anos sobre estes acontecimentos, contudo na memória ficaram o essencial dos factos. Alguns deles infelizmente tão enraizados que não se apagarão até ao fim da vida.
Ao tentar descrever com tal minúcia estas estórias, vi-me forçado a romancear e ficcionar alguns detalhes, assim como o pormenor dos diálogos.
Penso no entanto que deste modo, consigo transmitir o essencial da minha odisseia Angolana sem contudo a desvirtuar.
Força José, cá para fora com essas memórias.
Manuel Aldeias

Evanir disse...

Olá Amigo!!!
Com novos homenagiados convido vc a conhecer e visitar os homenagiados do Brasil e Portugal.
Um lindo final de semana beijos e beijos meus,Evanir.


www.aviagem1.blogspot.com